A virada do século XX, foi uma revolução total em nosso pais, na engenharia, na arquitetura, e principalmente no Sistema de saúde.
No início do século XX foi um estouro de várias doenças, principalmente cólera, varíola, malária, tuberculose e febre amarela. Assim “sujando” a imagem nacional, no qual alguns navios estrangeiros não atracaram nos portos brasileiros com medo de seus tripulantes contraíssem tais doenças, e as levassem de volta para o seu pais.atrapalhando muito o Brasil na importação e exportação de produtos.
Levando assim o governo do Rio de Janeiro a tomar medidas drásticas porem muito eficaz, mas nem todos concordavam com tais medidas, vacinas obrigatórias, retirada de pobres e mendigos das ruas, iniciando assim uma revolução entre militares X população.
Revolução que não veio a durar muito tempo, logo os militares com muita organização, força bruta, e equipamentos adequados, conseguiram mandar o Povo de volta a suas casas de cabeça baixa.
Já em São Paulo o Doutor Emílio Ribas, resolveu ficar ao lado de pessoas infectadas para provar que a Febre amarela não se transmite com o convívio dos doentes. Já na Cidade de Santos, o Povo comemorava com o fim das obras de saneamento básico na Cidade, assim melhorando e muito a Saúde na cidade. Obtendo novamente o Comercio exterior de produtos têxteis e alimentício.
Novas Leis, Novos impostos, uma era nova e moderna aonde tudo vinha a ocorrer como o planejado. O Povo com seus direitos trabalhistas, de aposentadoria, salários dignos e mesmo que em poucos casos mas ajudando a pôr um ponto final a escravidão “industrial”. Levando o governo ao seu próximo passo- o Centro de Saúde. Sendo uma obra social e educativa mostrando a todos o quão importante é o sistema de saneamento básico, e a conscientização da população sobre a Higiene pessoal. Aonde os médicos sanitaristas e as orientadoras sanitárias substituíram o Guardas, Inspetores, e delegados, levando assim como a família o centro de todas as ações. Vindo então a Era Getúlio.
Getúlio Vargas apenas o Pai dos pobres ou o Pai da saúde no Brasil? com projetos e criações que beneficiariam os pobres e não mais os ricos e indústrias. Centralizou e uniformizou o sistema público de saúde, criou o instituto de aposentadoria e pensões dos marítimos, aonde os trabalhadores descontaria uma mínima parte de seu salário para depois ter plano direito a assistência medica além de aposentadorias e pensões futuras.
Nova eleição, e Getúlio não conseguiu se reeleger, mas após 4 anos fora do mandato, se candidatou e assumira a presidência do Brasil através do voto popular. Logo nos primeiros meses de seu governo já tomara novas medidas para a saúde pública no Brasil novamente, implantando o projeto do “Ministério da Saúde” vindo para fortalecer as medidas sobra a saúde pública, implantando projetos e programas verticais para cura de doenças, e uma maior aproximação da saúde com a população, mas um projeto que poucos acreditavam que aconteceria em um futuro próximo. Mas não mais próximo quanto o escândalo de Corrupção de Getúlio Vargas, assim deixando seu cargo e Juscelino Kubitschek assumindo o poder.
v ** Aonde empresas criavam seus próprios hospitais prestando serviços médicos privados entretanto não satisfazendo com o atendimento médicos que poderiam fornecer, surgindo uma nova ideia, A medicina de Grupo empresas cujo a finalidade é prestar serviços médicos privados aos empregados das empresas que os contratam tendo como objetivo uma seleção de sua mão de obras e empregados mais satisfeitos com seu trabalho.
Foi quando os militares derrubaram o governo da época assumindo o poder, assim sucateando tudo que teriam feito até agora, levando a classe baixa e média a miséria, levando a saúde pública aos mais baixos níveis de qualidade já imaginados, sem saneamento básico, e sem salário, era o Fim de muitos serviços e obras feitas por um governo que não conseguia enxergar o que estava fazendo passando a importância apenas as indústrias privadas e não ao Povo como governos anteriores teriam feito. Afinal a saúde é um bem público ou um bem privado?
Nova revolução, com a imprensa sendo a grande vilã, e não poder mostrar a verdade para o povo mesmo estando na cara, de tudo que estava sendo feito com o nosso Pais o Povo já não aguentava mais tanta barbaria e tanta roubalheira, aonde a população apenas se empobrecia, e os governos e industriais faturavam bilhões e mais bilhões com “previdências sociais”, muito dinheiro saindo e pouco entrando e cada vez mais a saúde entrava em um estado de calamidade.
v  ** Aonde foram Criado o “SUS” (Sistema Único de saúde), tendo como princípio a universalidade, integralidade, equidade e a participação social, com o SUS a saúde surgiria como direito e não mais como favor, privilegio ou caridade, é universal para todos ricos e pobres. Aonde o povo acreditava que assim os problemas da saúde se resolveriam, mas apenas uma nova luta estaria a começar com fiscalizações e muitas outras coisas que levariam novamente a fraude da saúde pública.
v **  Várias discussões foram criadas e o povo conseguiu mostrar para o governo que facilitaria tudo para o sistema privado, para poder faturar mais. Mas o povo conseguiu mostrar a todos que o SUS era o melhor bastava um pouco mais de atenção, investimento. Mas é muito fácil falar, dera eu poder ver alguém fazer.
v ** Atualmente o SUS não mudou muito não, ainda falta muito investimento, e muito mais atenção de uma forma geral, mais postos de saúde, remédios gratuito a todas as classes sociais, estamos nos desenvolvendo, mas ainda estamos muito atrás de vários países, com falta de saneamento básico, e principalmente médicos de Qualidades, médicos com experiência e que dedicaram sua vida para salvar a vida do outro.
Galera esse foi o trabalho do Grupo 4,  as partes mais importantes aonde se encaixa nas discussões sobre o trabalho estao marcadas com os (**).
OBS: O grupo havia postado no lugar errado, por isso colocamos aqui só agora. Vamos esclarecer com a professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário