quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Nelore Valente


Na fazenda que eu nasci, vovô era retireiro
Bem criança eu aprendi, a prender o gado leiteiro
Um dia de manha cedo, vejam só que desespero.
Tinha um bezerro doente, e a ordem do fazendeiro!
Mate já esse animal, e desinfete o mangueiro!
Se essa doença espalhar, poderá contaminar!
O meu rebanho inteiro
Eu notei que o meu avô, ficou bastante abatido!
Por ter que sacrificar, o animal recém nascido.
Nas lágrimas dos seus olhos, eu entendi seu pedido
Pus o bichinho nos braços, levei pra casa escondido
Com ervas e benzimentos, seu caso foi resolvido
Com carinho eu lhe tratava, e o leite que o patrao dava.
Com ele era dividido
Quando fazendeiro soube, chamou o meu avozinho.
Disse voce foi teimoso, nao matando o bezerrinho.
Vai deixar minha fazenda, amanha logo cedinho.
Aquilo feriu vovô, como uma chaga de espinhos.
Mais há sempre alguém no mundo, que nos dá algum carinho.
E sem grande sacrifício, vovô arrumou serviço.
Ali no sítio vizinho
Em pouco tempo o bezerro, já era um boi herado
Bonito forte e troncudo mansinho e muito ensinado.
Automóvel do atoleiro, ele tirava aos punhados.
Por isso na redondeza, ficou bastante afamado.
Até que um dia a noitinha um homem desesperado
Gritou pedindo socorro, seu carro caiu no morro.
Seu filho estava prensado
O carro da ribanceira, o boi conseguiu tirar.
O menino estava vivo, seu pai disse a soluçar.
Qualquer que seja a quantia, esse boi eu vou comprar.
Eu disse ele nao tem preço, a razao vou explicar.
A bondade do vovô veio seu filho salvar
Esse ?Nelore Valente? é o bezerrinho doente.
Que o senhor mandou matar.....
Nome da Musica: Nelore Valente
Cantor: João Paulo e Daniel
Não devemos matar um ser vivo sem tentar trata-lo pois ele pode se curar e vir a ajuda-lo em algum momento de alguma forma.
- Brener Ramos 02   - Gabriel Ribeiro  07  - Marina Araujo 15

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

SUS, para as Indústrias ou para a População? Ou apenas uma forma de o Governo poder faturar mais e mais com seus escândalos de corrupção?

A virada do século XX, foi uma revolução total em nosso pais, na engenharia, na arquitetura, e principalmente no Sistema de saúde.
No início do século XX foi um estouro de várias doenças, principalmente cólera, varíola, malária, tuberculose e febre amarela. Assim “sujando” a imagem nacional, no qual alguns navios estrangeiros não atracaram nos portos brasileiros com medo de seus tripulantes contraíssem tais doenças, e as levassem de volta para o seu pais.atrapalhando muito o Brasil na importação e exportação de produtos.
Levando assim o governo do Rio de Janeiro a tomar medidas drásticas porem muito eficaz, mas nem todos concordavam com tais medidas, vacinas obrigatórias, retirada de pobres e mendigos das ruas, iniciando assim uma revolução entre militares X população.
Revolução que não veio a durar muito tempo, logo os militares com muita organização, força bruta, e equipamentos adequados, conseguiram mandar o Povo de volta a suas casas de cabeça baixa.
Já em São Paulo o Doutor Emílio Ribas, resolveu ficar ao lado de pessoas infectadas para provar que a Febre amarela não se transmite com o convívio dos doentes. Já na Cidade de Santos, o Povo comemorava com o fim das obras de saneamento básico na Cidade, assim melhorando e muito a Saúde na cidade. Obtendo novamente o Comercio exterior de produtos têxteis e alimentício.
Novas Leis, Novos impostos, uma era nova e moderna aonde tudo vinha a ocorrer como o planejado. O Povo com seus direitos trabalhistas, de aposentadoria, salários dignos e mesmo que em poucos casos mas ajudando a pôr um ponto final a escravidão “industrial”. Levando o governo ao seu próximo passo- o Centro de Saúde. Sendo uma obra social e educativa mostrando a todos o quão importante é o sistema de saneamento básico, e a conscientização da população sobre a Higiene pessoal. Aonde os médicos sanitaristas e as orientadoras sanitárias substituíram o Guardas, Inspetores, e delegados, levando assim como a família o centro de todas as ações. Vindo então a Era Getúlio.
Getúlio Vargas apenas o Pai dos pobres ou o Pai da saúde no Brasil? com projetos e criações que beneficiariam os pobres e não mais os ricos e indústrias. Centralizou e uniformizou o sistema público de saúde, criou o instituto de aposentadoria e pensões dos marítimos, aonde os trabalhadores descontaria uma mínima parte de seu salário para depois ter plano direito a assistência medica além de aposentadorias e pensões futuras.
Nova eleição, e Getúlio não conseguiu se reeleger, mas após 4 anos fora do mandato, se candidatou e assumira a presidência do Brasil através do voto popular. Logo nos primeiros meses de seu governo já tomara novas medidas para a saúde pública no Brasil novamente, implantando o projeto do “Ministério da Saúde” vindo para fortalecer as medidas sobra a saúde pública, implantando projetos e programas verticais para cura de doenças, e uma maior aproximação da saúde com a população, mas um projeto que poucos acreditavam que aconteceria em um futuro próximo. Mas não mais próximo quanto o escândalo de Corrupção de Getúlio Vargas, assim deixando seu cargo e Juscelino Kubitschek assumindo o poder.
v ** Aonde empresas criavam seus próprios hospitais prestando serviços médicos privados entretanto não satisfazendo com o atendimento médicos que poderiam fornecer, surgindo uma nova ideia, A medicina de Grupo empresas cujo a finalidade é prestar serviços médicos privados aos empregados das empresas que os contratam tendo como objetivo uma seleção de sua mão de obras e empregados mais satisfeitos com seu trabalho.
Foi quando os militares derrubaram o governo da época assumindo o poder, assim sucateando tudo que teriam feito até agora, levando a classe baixa e média a miséria, levando a saúde pública aos mais baixos níveis de qualidade já imaginados, sem saneamento básico, e sem salário, era o Fim de muitos serviços e obras feitas por um governo que não conseguia enxergar o que estava fazendo passando a importância apenas as indústrias privadas e não ao Povo como governos anteriores teriam feito. Afinal a saúde é um bem público ou um bem privado?
Nova revolução, com a imprensa sendo a grande vilã, e não poder mostrar a verdade para o povo mesmo estando na cara, de tudo que estava sendo feito com o nosso Pais o Povo já não aguentava mais tanta barbaria e tanta roubalheira, aonde a população apenas se empobrecia, e os governos e industriais faturavam bilhões e mais bilhões com “previdências sociais”, muito dinheiro saindo e pouco entrando e cada vez mais a saúde entrava em um estado de calamidade.
v  ** Aonde foram Criado o “SUS” (Sistema Único de saúde), tendo como princípio a universalidade, integralidade, equidade e a participação social, com o SUS a saúde surgiria como direito e não mais como favor, privilegio ou caridade, é universal para todos ricos e pobres. Aonde o povo acreditava que assim os problemas da saúde se resolveriam, mas apenas uma nova luta estaria a começar com fiscalizações e muitas outras coisas que levariam novamente a fraude da saúde pública.
v **  Várias discussões foram criadas e o povo conseguiu mostrar para o governo que facilitaria tudo para o sistema privado, para poder faturar mais. Mas o povo conseguiu mostrar a todos que o SUS era o melhor bastava um pouco mais de atenção, investimento. Mas é muito fácil falar, dera eu poder ver alguém fazer.
v ** Atualmente o SUS não mudou muito não, ainda falta muito investimento, e muito mais atenção de uma forma geral, mais postos de saúde, remédios gratuito a todas as classes sociais, estamos nos desenvolvendo, mas ainda estamos muito atrás de vários países, com falta de saneamento básico, e principalmente médicos de Qualidades, médicos com experiência e que dedicaram sua vida para salvar a vida do outro.

Galera esse foi o trabalho do Grupo 4,  as partes mais importantes aonde se encaixa nas discussões sobre o trabalho estao marcadas com os (**).
OBS: O grupo havia postado no lugar errado, por isso colocamos aqui só agora. Vamos esclarecer com a professora.

No Rancho Fundo

No rancho fundo
Bem pra lá do fim do mundo
Onde a dor e a saudade
Contam coisas da cidade...
No rancho fundo
De olhar triste e profundo
Um moreno canta as "mágoas"
Tendo os olhos rasos d'água

Pobre moreno
Que de noite no sereno
Espera a lua no terreiro
Tendo um cigarro por companheiro
Sem um aceno
Ele pega na viola
E a lua por esmola
Vem pro quintal desse moreno

No rancho fundo
Bem pra lá do fim do mundo
Nunca mais houve alegria
Nem de noite nem de dia

Os arvoredos
Já não contam mais segredos
E a última palmeira
Já morreu na cordilheira

Os passarinhos
Hibernaram-se nos ninhos
De tão triste esta tristeza
Enche de trevas a natureza

Tudo porque
Só por causa do moreno
Que era grande, hoje é pequeno
Para uma casa de sapê
Se Deus soubesse
Da tristeza lá da serra
Mandaria lá pra cima
Todo o amor que há na terra

Porque o moreno
Vive louco de saudade
Só por causa do veneno
Das mulheres da cidade

Ele que era
O cantor da primavera
E que fez do rancho fundo
O céu melhor que tem no mundo

Se uma flor desabrocha
E o sol queima
A montanha vai gelando
Lembra o cheiro da morena


Cantores: Chitãozinho e Xororó
Compositores: Ary Barroso / Lamartine Babo
Mensagem que a música nos passa: Na vida nós passamos por várias desilusões, porém nenhuma delas são motivos para nós desanimarmos. 

Grupo: Caroline Turbiani, Guilherme Henrique e Leticia Musat.

domingo, 13 de outubro de 2013

Romária

É de sonho e de pó, o destino de um só
Feito eu perdido em pensamentos
Sobre o meu cavalo
É de laço e de nó, de gibeira o jiló,
dessa vida cumprida a só

Refrão
Sou caipira, Pirapora Nossa
Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida 2x

O meu pai foi peão, minha mãe solidão
Meus irmãos perderam-se na vida
Em busca de aventuras
Descasei, joguei, investi, desisti
Se há sorte eu não sei, nunca vi
Me disseram porém que eu viesse aqui
Pra pedir de romaria e prece
Paz nos desaventos
Como eu não sei rezar, só queria mostrar
Meu olhar, meu olhar, meu olhar

Musica: Romaria
Compositor: Renato Teixeira
Intérprete: Almir Sater
Relata o sofrimento, a solidão e a simplicidade de um homem rural, que segue com humildade na companhia de um animal mostra também a fé , pois o personagem lembra de agradecer em romaria, já que não sabia rezar.
Conclusão principal: Fé e simplicidade de pessoas no meio rural.
Nathalia Ferreira , Thalita Olivia , Valéria Nogueira

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Saúde precária para sempre ?


                                       
                                    SAUDE PRECARIA PRA SEMPRE?

         Há 83 anos atrás a saúde publica do Brasil era precária. Apesar de muitas coisas terem evoluído daquele tempo para os dias de hoje , a saúde ainda é ruim e só esta piorando.
Antigamente os pobres só dependiam de Benzedeiras enquanto as pessoas com a qualidade de vida mais rentável passavam em médicos melhores que cobravam muito além da situação financeira das pessoas com renda mais baixa.
         Em pleno século 21,a população mis pobre ainda sofre com a precariedade da saúde publica, nos hospitais existem pessoas que aguardam 45 dias para passar com um médico especialista e após isso ainda esperam meses para fazer algum exame se necessário e anos para uma cirurgia. Os que moram em locais mais longe do centro não encontram médicos, quando dão sorte encontram um agente de saúde que os auxiliam. Faltam medicamentos, equipamentos e o mais importante: Profissionais qualificados que desejam atuar nessas áreas mais precária para atender uma população mais carente.





GRUPO 3

População carente do SUS

                                                 População carente do SUS

 
  •    No inicio do século XX surgiram as epidemias, onde as pessoas mais carentes eram mais afetadas ,por não ter hospitais e tratamentos disponíveis.
  •    Ao decorrer do século as pessoas foram se manifestando contra o governo em busca de seus direitos na saúde , com isso houve a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
  •    Esse sistema tinha como principio das assistência a população mais carente, disponibilizando médicos,tratamento,exames e cirurgias, porém a verba destinada á saúde sempre foi desviada a favor das empresas privadas, prejudicando assim a população dependente desse sistema, e lamentavelmente esse desvio ocorre até os dias de hoje.

                                   


    GRUPO 1 : CAROLINE , GUILHERME A , THALITA , LISANDRA

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Relação do Médico Veterinário na sociedade e para a sociedade


Relação do Médico Veterinário na sociedade e para a sociedade

Grupo Social : ONGs

As ONGs existem para proteger e ajudar os animais que foram abandonados nas ruas, e aqueles que são maltratados em seus lares. Obviamente há exceções, por exemplo: ONGs que arrecadam dinheiro, mas não o utilizam para beneficiar os animais, pelo contrário, eles são maltratados; porém esse assunto não será abordado nesse texto.

A ênfase dada aqui é: o Médico Veterinário, como um cidadão inserido na sociedade, ao ver um problema como o alto nível populacional de animais de rua deve tomar uma atitude, partindo do princípio de que ele está apto para ajudar a reverter essa situação.

Sendo assim, há uma parceria do Médico com a ONG para efetivamente ajudar os animais e controlar sua população, sempre tendo a consciência de que estará trabalhando para a sociedade. Porém, não será retribuído por isso: esse trabalho é tão somente uma caridade necessária.

Portanto, a relação do Médico Veterinário com as ONGs pode ser maravilhosa, pois visa sempre o bem para os animais de rua, proporcionando saúde, alimento e muitas vezes um lar adequado.  
Grupo1
 

Relação medico veterinário e guardião


Relação medico veterinário e guardião

  • O guardião,
  •      Aquela pessoa boazinha que pegou um animal machucado na rua e levou para um medico veterinário. Ai entra a parte mais complicada, quem ira arcar com as despesas ? E como isso será visto pela sociedade ? De maneira geral, o medico veterinário e o guardião deveriam ser unidos, pois ambos prosam pela saúde dos animais.  
  •     Porém, em alguns casos são assim e outros não, alguns levam o animal e acabam pagando todo o custo e já arruma uma pessoa para doar o animal. E já outros guardiões levam o animal para o medico veterinário falando que ele fez juramento e tem a obrigação de arcar com todas as dispersas e nunca pode negar atendimento.
  •      Assim, o veterinário sai com as despesas do animal e o guardião sai como o bonzinho da história. Assim o medico veterinário fica sem saber o que fazer, por que se ele negar atendimento a sociedade pode julgar ele como se ele não fosse um veterinário leal, pois ele não quis atender um animal, assim o veterinário vai ter que escolher, ou ele atende e fica com as dividas e com seus clientes, ou ele não atende e pode ser julgado por toda a sociedade.

Relaçao medico veterinario e proprietário


RELAÇÃO  MEDICO VETERINÁRIO E PROPRIETARIO
  •    Apenas o medico veterinário tem o conhecimento suficiente para uma visão completa das necessidades dos animais sejam relacionadas a nutrição cotidiana , diagnósticos terapêuticos ou comportamento animal ,só um olho treinado poderá detectar certos sinais clínicos alguns sinais costumam ser sutis.
  •     A relação entre o medico veterinário e o proprietário dentro da sociedade é que, nós temos o papel de diagnosticar a patologia ou qualquer outra queixa que o proprietário tenha a declarar, ouvimos oque o dono tem a falar ,interpretamos  investigamos ,  diagnosticamos ,oque o animal tem.
  •     Então servimos para ajudar os dois , tanto o paciente quanto o proprietário ,por isso a relação medico veterinário e proprietário , é de grande importância , pois com uma anamnese bem feita e com uma confiança estabelecida temos a felicidade de nos relacionar com proprietário e paciente.
  • GRUPO 1